Por que é importante perguntar para a Filosofia?

Por que é importante perguntar para a Filosofia?

Característica dos curiosos, a arte de fazer perguntas nos leva a entender e saber sempre mais. É por meio dos questionamentos que conseguimos nos forçar a entender profundamente determinadas questões que, até então, passaram despercebidas por nós. Vamos pensar em como seria o mundo caso ninguém tivesse se perguntado: Por que não utilizamos a madeira para fazer rodas e facilitar nosso transporte? E outra pessoa: Por que não tentar outro material? E assim acontece a evolução do conhecimento e do pensamento.

Para a Filosofia, especificamente, a “arte de perguntar” é fortemente dependente da evolução das teorias ali propostas. Elas nos fazem dar um novo olhar às mesmas questões e descobrir novas informações.

No entanto, as perguntas devem ser boas o suficiente para produzir conhecimento. Não tenha vergonha de perguntar, pois muitas vezes a sua dúvida pode ser a de mais pessoas ao seu redor. Assim, ao perguntar, você estaria fazendo o favor de adiantar o conhecimento.

Na disciplina de Filosofia, a arte de saber questionar é o ponto central para enxergar novas rotas ou caminhos. O saber, muitas vezes, não é considerado tão importante quanto a dúvida, pois é ela que move o conhecimento crítico, assim como a Filosofia move nosso pensamento em relação aos fatos cotidianos de maneira crítica.

Grandes questões e problemas relacionados ao conhecimento, verdade, linguagem, são estudados pela Filosofia, por isso, nessa abordagem, os argumentos racionais tornam este segmento de estudo diferenciado da mitologia e da religião. Ou seja, ao recorrermos às dúvidas na Filosofia, procuramos algo que seja sólido e real.

Muitos filósofos contribuíram para nosso conhecimento, mesmo assim existem perguntas ainda sem respostas! Abaixo algumas frases  que ainda instigam o pensamento:

Sócrates (470 a.C. – 399 a.C.): “Só sei que nada sei.”

Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.): “O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.”

René Descartes (1596-1650): “Penso, logo existo.”

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778): “Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem muito falam pouco.”

Nietzsche (1844-1900): “Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas.” Por isso, continue perguntando para progredir com o conhecimento!

 

Ficou curioso? Pergunte! Aqui, a gente Explica Mais!

Fenômenos naturais impressionantes: conheça a aurora boreal e outros

Fenômenos naturais impressionantes: conheça a aurora boreal e outros

Alguns fenômenos naturais são, realmente, impressionantes. Todos justificáveis pela Física, Química, Biologia. A Aurora Boreal talvez seja o mais intrigante pelas cores que compõem em suas reações e a dificuldade de conseguir capturar o momento. Vamos a alguns momentos em que a natureza agiu magicamente quase que, somente, para nos encantar, se não fossem explicados… Continue Lendo…

Diferenças entre os sintomas da dengue, zica, chikungunya, malária e febre amarela

Diferenças entre os sintomas da dengue, zica, chikungunya, malária e febre amarela

Típicas de países com clima tropical pela facilidade de proliferação de vetores, estas doenças desenvolvem-se a partir da transmissão por mosquitos. Vamos entender as diferenças entre os tipos de transmissão e os sintomas da dengue, zica, chikungunya, malária e febre amarela.   Dengue Transmissão: é viral e acontece na picada do mosquito infectado, Aedes aegypti.… Continue Lendo…

Os três porquinhos da sociologia: Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber

Os três porquinhos da sociologia: Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber

Fique tranquilo, este texto não é sobre a fábula divulgada por Joseph Jacobs! :)Este é o apelido carinhoso que estudantes e professores de Sociologia deram aos “pais” da área: Émile Durkheim, Marx e Weber. Os três, em diferentes perspectivas, ensinavam e escreviam sobre os fenômenos sociais. Matéria exigida nas provas dos vestibulares há mu tempo, a… Continue Lendo…

Andar ou correr na chuva: o que é melhor?

Andar ou correr na chuva: o que é melhor?

A resposta para essa pergunta não é tão simples quanto parece, mas vamos aprender! Tudo depende da própria chuva. Como assim?  Por mais de 30 anos diversos pesquisadores afirmaram que quanto mais rápido o indivíduo estiver, menos ele irá se molhar. Para Marcelo Knobel (Unicamp), em quase todas as situações esta afirmação é verdadeira, mas existem exceções,… Continue Lendo…

As 4 melhores séries de astronomia

As 4 melhores séries de astronomia

Uma maneira de estudar ciências é assistindo a filmes e séries de astronomia desenvolvidas com esta temática central. Entre uma fala e outra, conseguimos aprender fatos reais sobre o sistema solar, planetas, constelações e muito mais sobre esta área científica. As séries de astronomia estão em diversos canais e plataformas, vamos aproveitá-las! Separamos 4 séries… Continue Lendo…

Operação lava jato: entenda!

Operação lava jato: entenda!

Hoje iremos falar sobre Atualidades. Temas diversos são exigidos no vestibular, no entanto, para esta frente, não existe apostila ou regra. Por isso, o importante é se informar cada vez mais sobre economia, política, geopolítica, conhecimentos gerais para se dar bem na prova. Assim como as outras disciplinas, Atualidades deve ser estudada com métodos e… Continue Lendo…

Diferenças entre resenha, fichamento e resumo

Diferenças entre resenha, fichamento e resumo

As dúvidas sobre tipos diferentes de textos exigidos durante a maior parte de nossas vidas são recorrentes. Nós, do Explica Mais, vamos ajudá-lo a entender distanciamentos e aproximações entre os formatos de resenha, fichamento e resumo. Esses gêneros acadêmicos têm como objetivo facilitar a leitura e memorização de textos ou artigos para auxiliar a sua… Continue Lendo…

Os 5 melhores aplicativos para aprender inglês

Os 5 melhores aplicativos para aprender inglês

Você sabia que o inglês, além de ser super importante na pontuação das provas de vestibular, é decisivo para o mercado de trabalho? Isso significa que você nunca poderá pensar em parar de aprender inglês ou de aperfeiçoar o idioma. Com o dólar nas alturas, viajar para o exterior e fazer cursos de intercâmbio no… Continue Lendo…

Como escolher o curso universitário certo para mim?

Como escolher o curso universitário certo para mim?

Os vestibulares estão chegando e você ainda não sabe qual curso universitário escolher? Calma, isso pode ser mais normal do que você imagina e essa insegurança não acontece só dentro da sua cabeça! Para tentar ajudá-lo nesse momento decisivo e delicado, separamos algumas dicas e sugestões! Continue aqui e vamos descobrir juntos qual área encaixa-se… Continue Lendo…

SIGA-NOS

RECEBA NOVIDADES

Digite seu e-mail

Copyright © 2015 - 2016 ExplicaMais