Como escolher o curso universitário certo para mim?

Como escolher o curso universitário certo para mim?
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- 0 Flares ×

Os vestibulares estão chegando e você ainda não sabe qual curso universitário escolher? Calma, isso pode ser mais normal do que você imagina e essa insegurança não acontece só dentro da sua cabeça!

Para tentar ajudá-lo nesse momento decisivo e delicado, separamos algumas dicas e sugestões! Continue aqui e vamos descobrir juntos qual área encaixa-se melhor com você, pensando no curso universitário que mais se aproxima de sua realidade.

É sempre válido lembrar que o acompanhamento de um profissional, como o psicólogo, nessa fase, pode ser muito útil e prático para decidir sobre o curso universitário ideal.

  1.   Olhe para dentro de si e reconheça suas habilidades, esse é o primeiro passo para acertar na decisão. Você, com certeza, tem habilidades: fala bem em público; faz contas rápido; ama ler e escrever; gosta de investigar sobre curas de doenças. Lembre-se: toda habilidade pode ser aprimorada e aflorada se você trabalhar com cada uma delas.
  1.   Conheça profissionais da área que acredita ser a certa para você e peça para passar um dia ou mais fazendo parte da rotina deles. Faça todas as perguntas que desejar sobre o mercado de trabalho, salário, dia-a-dia, atividades desenvolvidas, projeções da profissão para os próximos 5 anos.
  1.   Vá ao máximo de palestras sobre carreiras. Se a sua escola oferecer, melhor ainda, caso não ofereça, tente encontrar palestras sobre cursos profissionalizantes no SENAC, por exemplo. Mesmo que não seja exatamente o mesmo curso que pretende fazer, você poderá ter uma aplicação prática da grande área de estudos que pretende em seu curso universitário.
  1.   Faça cursos online. Existem diversos sites que disponibilizam conteúdo teórico e prático, como o Coursera. Esta é uma forma de conhecer um pouco mais sobre as áreas de atuação em que você se enquadra.
  1.   Conheça a Universidade, corpo docente e conteúdo das disciplinas. Depois de ter uma ideia de qual curso universitário seguir, o indicado é investigar quais são as melhores Universidades, onde estão localizadas e como é o processo seletivo de cada uma delas. Então, vale uma conversa com alguns dos professores das instituições eleitas por você. O ideal seria checar a grade de disciplinas de cada uma delas, mesmo para cursos semelhantes, há matérias que variam entre uma Universidade e outra pelo foco dado ao curso.

Depois de passar por todas essas etapas, entenda que dinheiro não é suficiente para ter uma vida plenamente feliz, ele é tão importante quanto a sua vontade e aptidão pela área escolhida. Mais do que isso, lembre-se: seu curso universitário será o primeiro passo para a construção de sua carreira. Ao concluir o curso universitário, você poderá fazer diversos outros para aprimoramento, atualização, pós-graduação e construir sua trajetória dia após dia.

Esteja sempre aberto e atento às oportunidades ao ingressar na Universidade! Não se esqueça de focar nos estudos e melhorar, a cada prova de vestibular, seu desempenho nas principais disciplinas para a área escolhida.

Restou alguma dúvida?

Escreva para a Equipe do Explica Mais!

Comentários

SIGA-NOS

RECEBA NOVIDADES

Digite seu e-mail

Copyright © 2015 - 2016 ExplicaMais

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- 0 Flares ×