Diferenças entre resenha, fichamento e resumo

Diferenças entre resenha, fichamento e resumo
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- 0 Flares ×

As dúvidas sobre tipos diferentes de textos exigidos durante a maior parte de nossas vidas são recorrentes. Nós, do Explica Mais, vamos ajudá-lo a entender distanciamentos e aproximações entre os formatos de resenha, fichamento e resumo.

Esses gêneros acadêmicos têm como objetivo facilitar a leitura e memorização de textos ou artigos para auxiliar a sua entrada em uma universidade e são exigidos como produção textual em alguns vestibulares como Unicamp e Uem. Existem métodos de estudo que permitem a melhoria da qualidade do tempo utilizado para os estudos da área.

Vamos às diferenças entre resenha, fichamento e resumo:

Resenha

Texto elaborado a partir de conteúdo disponibilizado em livros ou filmes. Aqui a avaliação crítica e comparativa é permitida. Portanto, é um texto opinativo e permite a utilização da primeira pessoa do singular na elaboração do conteúdo. Esse documento existe para que consultas posteriores sejam realizadas sem que se necessite reler, assistir ou escutar a obra completa.

Esse formato permite certa liberdade de escrita. Os tipos de resenha são:

-Resenha resumo: apenas a descrição do conteúdo analisado, com a função de informar, sem a análise crítica do autor. Utilizada para apresentar shows, teatros, obras literárias;

-Resenha crítica: trata do conteúdo de forma crítica, além de descrevê-lo, permite crítica e apontamento de aspectos positivos e negativos. Assemelha-se ao resumo, mas aqui existe a opinião pessoal do autor;

-Resenha temática: apresenta crítica de várias obras por temas.

Algumas dicas para elaborar resenhas:

-Identifique a obra: nome, autor, ano de publicação, resumo da carreira do autor/produtor;

-Descreva o conteúdo e sintetize os aspectos mais relevantes;

-Analise, criticamente, a obra a partir do seu ponto de vista crítico, emitindo opiniões, incluindo o valor social da obra (produção, estética).

 

Fichamento

Método bastante utilizado para arquivar conteúdo denso, elaborado a partir de fichas com padrões determinados sistematicamente para facilitar a localização do tema posteriormente. Auxilia o armazenamento de informações estratégicas das mais diversas obras.

Os tipos de fechamento:

-Fichamento de transcrição ou citação: o conteúdo é exatamente o mesmo que está na obra analisada, por isso é imprescindível manter aspas (“…”) nos trechos retirados e transcritos de forma literal para o documento. É utilizado para gravar o conteúdo considerado estratégico. Por isso, a ficha deve ser elaborada a partir de informações como página, número de parágrafo, a fim de facilitar a localização do conteúdo posteriormente.

-Fichamento de resumo ou conteúdo: as ideias do autor são apresentadas de forma resumida, contendo as principais características da obra, como o resumo, mas com a estrutura de fichas.

 

Resumo

O resumo é a síntese objetiva e mais enxuta de um conteúdo. Você pode sintetizar livros, filmes, documentários, artigos, com foco nas ideias principais. Ao fazê-lo, lembre-se de selecionar somente o que é relevante para o leitor.  Existem alguns tipos de resumo:

-Resumo crítico: é o que podemos chamar de resenha;

-Resumo indicativo: apenas faz indicações sobre o tema, não se apega a dados quantitativos ou qualitativos do tema;

-Resumo informativo: aborda as finalidades, metodologia, resultados e conclusão. Esta versão permite que o leitor não volte à versão original para entender detalhadamente o conteúdo.

 

Dicas para realizar a sumarização ou síntese do conteúdo:

-Não se referir a conteúdos facilmente deduzidos a partir de conhecimento geral de mundo;

-Não se ater a expressões que indicam explicação;

-Não utilizar exemplos;

-Não justificar afirmações;

-Não utilizar diversos pontos de vista contrários ao posicionamento do autor;

-Utilizar termos mais genéricos;

-Conservar todas as informações importantes e necessárias para o entendimento completo do conteúdo.

Agora não restam mais dúvidas sobre as diferenças entre resenha, fichamento e resumo, certo? Caso ainda tenha ficado com alguma dificuldade, não deixe de entrar em contato conosco escrevendo aqui nos comentários!

Comentários

SIGA-NOS

RECEBA NOVIDADES

Digite seu e-mail

Copyright © 2015 - 2016 ExplicaMais

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- 0 Flares ×